Quem somos

O que é o Instituto Mensageiros do Amanhecer?

O Instituto Mensageiros do Amanhecer, conforme estabelece o seu Estatuto Social, “é uma associação filantrópica e beneficente, sem fins lucrativos e sem qualquer caráter religioso ou político-partidário e que tem como finalidade realizar estudos e pesquisas sobre educação holística e suas vertentes pedagógicas e prestar orientação, assessoria, assistência e apoio, educacional, pedagógico, psicossocial e terapêutico a todas as crianças e jovens, principalmente aos que tenham altas habilidades, às suas respectivas famílias e a seus educadores, promovendo o desenvolvimento de sua criatividade, habilidades e potencialidades e facilitando a integração entre estas crianças, a escola, a família e a sociedade.”
O Instituto Mensageiros do Amanhecer, fundado e constituído em São José do Rio Preto, em 19/01/2013, é uma associação de pessoas humanistas, idealistas e em sua maioria com altas habilidades (ou superdotadas) ligadas a área da educação, extremamente preocupadas com os problemas que todas as crianças, especialmente as com altas habilidades, vem enfrentando em nossas escolas no mundo de hoje.
Estas pessoas com altas habilidades, ou índigos, de São José do Rio Preto e de outras cidades do Brasil e até de outros países, que um dia, quando crianças, enfrentaram muitas dificuldades nas escolas em razão do nosso sistema educacional não estar preparado para perceber e dar uma educação apropriada a elas, não gostariam que as crianças de hoje passassem pelas mesmas dificuldades que passaram.

Assim, depois de ao longo de suas vidas pesquisarem e buscarem um entendimento mais profundo sobre o assunto, resolveram fundar esta Instituição, que no dia 18/01/2014 inaugurou em São José do Rio Preto – SP a sua primeira Casa Índigo, que é a sua unidade de atendimento às crianças e jovens, às suas famílias, educadores e a sociedade em geral.

Nesta Casa Índigo funcionam, alem da administração, biblioteca, salas de atendimento terapêutico, espaço para eventos, etc. e também a Escola de Criatividade com suas oficinas técnicas e de arte, destinadas a dar uma suplementação educacional para as crianças e jovens índigos, além de atendimento terapêutico holístico aos mesmos.

A Escola de Criatividade é na verdade uma incubadora de uma escola de ensino regular de nível fundamental e médio para todas as crianças e jovens, em especial os com altas habilidades ou índigo, cujo projeto a instituição está elaborando atualmente e em breve pretende instalar em parceria com outras instituições educacionais em diversas cidades, assim como a instalação de outras Casas Índigo.

A criação da primeira destas escolas regulares de ensino fundamental, assim como da próxima Casa Índigo está sendo preparada para acontecer em breve numa cidade do Sul de Minas, possivelmente Caldas ou Poços de Caldas.

Estas Escolas terão um projeto pedagógico próprio, especialmente preparado para estas crianças, que é a Pedagogia Humanista, que tem como base a Educação Holística e suas vertentes, também chamadas de pedagogias libertadoras, como as pedagogias Waldorf, Montessori, Construtivista, Freinet, Centros de Interesses, do Decroly, Escola da Ponte, Educação de Valores, do Sai Baba, Pedagogia do Ser Integral, de Sri Aurobindo, Pedagogia do Livre Pensar, do Krishnamurti, Pedagogia 3000, da Noemi Paymal e outras.

Assim, esta instituição sem fins lucrativos, pretende com um corpo de profissionais especializados (pedagogos, médicos, psicólogos, sociólogos, terapeutas, etc.), disponibilizar através destas Casas Índigo as seguintes atividades (TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS):

1 – Escola de Criatividade: Suplementação educacional exclusiva para crianças e jovens superdotados ou com altas habilidades de 07 a 14 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental. Funcionará das 08:00 às 11:30hs. e das 14:00 às 17:30hs., em dois turnos com até 50 alunos cada um, através de oficinas de artes, oficinas técnicas, laboratórios, hortas comunitárias, áreas de esportes cooperativos ou solidários, etc., para ajudar a desenvolver a criatividade destas crianças e através da criatividade estimular o desenvolvimento das altas habilidades, potencialidades, virtudes, valores, e talentos destas crianças e jovens (principalmente nas que apresentam superdotação produtivo-criativas), respeitando as suas singularidades e individualidades e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, cultos, livres, independentes, competentes, autônomos, responsáveis e solidários. O objetivo da Escola de Criatividade será sempre o de promover a descoberta e o desenvolvimento das altas habilidades das crianças através da criatividade. A finalidade, portanto, será sempre educacional e não sócio-educativa.

2 – Escola de Pais: Para pais de crianças e de jovens de qualquer idade, independente de serem alunos da instituição, oferecendo-lhes cursos, palestras, workshops, atividades de terapia ocupacional, etc. sobre temas diversos de interesse dos mesmos e ainda buscando conscientizar estes pais de quem são estas crianças, de quais são as potencialidades delas e de qual a melhor forma de educá-las no lar e na escola e da importância de acompanharem e participarem mais ativamente do desenvolvimento dos filhos na escola.

3 – Escola de Educadores: Curso de capacitação em Educação Holística e em especial em Pedagogia Humanista, para educadores da própria instituição e de outras instituições, públicas e/ou privadas, através de contratos de parcerias e convênios.

4 – Assistência Médica, Psicológica e Terapêutico Holística: Oferecer Assistência Psicossocial, Médica e Terapêutica Holística para os educandos, promovendo o equilíbrio físico, energético e psicológico destes através das Medicinas Homeopática e Ortomolecular, da Psicologia e das Terapias Holísticas, Alternativas ou Complementares (acupuntura, reflexologia, massoterapia, reiki, fitoterapia, florais, cristalocupuntura, cromoterapia, cura quântica, etc.) e de outros profissionais da área de saúde como fonoaudiólogos, psicoterapeutas, psicopedagogos, etc. que trabalhem dentro de uma visão holística de forma que o educando não necessite mais fazer uso de medicamentos alopáticos tarja preta, como ritalina e outros.
5 – Eventos para associados e para a comunidade: Alem das escolas, a Casa Índigo estará promovendo no local ou eventualmente em outros locais, outros eventos para os pais de alunos, para os associados e para a comunidade em geral, com cursos, palestras, grupos de estudos, workshops, etc. sobre os mais variados temas, como por exemplo, alimentação natural, agricultura orgânica, permacultura, medicina natural e terapias alternativas, educação especial, crianças índigo, reiki, yoga, meditação, etc.

Como parte deste projeto esta prevista também a futura criação de um núcleo rural, onde funcionará uma comunidade auto-sustentável, com uma produção agrícola orgânica natural. Neste Núcleo Rural teremos também um abrigo para crianças índigo órfãs ou abandonadas e uma fazenda-escola onde elas serão educadas através de um sistema educacional apropriado tendo como base o projeto pedagógico próprio da instituição, especialmente preparado para elas.

Somos uma instituição integrada a um movimento humanista, multidisciplinar e internacional que, em sinergia, fomenta o desenvolvimento integral do ser humano reorientando a educação em seus diferentes níveis através dos novos paradigmas do Terceiro Milênio, que é a Educação Holística. A partir do âmbito da educação, buscamos ajudar na co-criação de uma nova humanidade integral com consciência, liberdade, alegria e harmonia, promovendo e aplicando em escala mundial uma Educação Holística, desenhada em função das necessidades e características das “crianças de hoje”. Concebendo a educação como um processo de reconexão integral que eleva o nível de consciência, o nosso objetivo é melhorar substancialmente o sistema educacional de um modo geral, promovendo o desenvolvimento pessoal e grupal, assim como o bem-estar do ser humano e da nova sociedade que emerge.

No momento estamos fazendo o cadastramento de novos associados e também de colaboradores. Já estamos funcionando e estamos buscando pessoas interessadas em participar de nossas equipes de trabalho.

De imediato estamos precisando de colaboradores e voluntários para todas as áreas, assim como parcerias ou investimentos de pessoas e empresas no projeto, ou ainda, doações financeiras ou de materiais, móveis, equipamentos, etc. (novos ou usados).

Necessitamos com urgência de pessoas que tenham alguma experiência na área de artes (musica, dança, teatro, pintura, escultura, artesanato, etc.), de informática (web designers, designers gráficos, etc.), ou ainda de professores de yoga e outros, que gostem de ensinar e de trabalhar com crianças e jovens para exercerem a função de Monitores nas nossas oficinas.

Precisamos também de profissionais como pedagogos, professores, psicólogos, psicopedagogos, psicoterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas (massoterapeutas, acupunturistas e outros), assistentes sociais, sociólogos, médicos, principalmente homeopatas e ortomoleculares, advogados, recepcionistas, nutricionistas, administradores, auxiliares administrativos, auxiliares de manutenção, conservação e limpeza, etc., os interessados deverão entrar em contato conosco através do e-mail:ibiatan.upadian@gmail.com

ATENÇÃO!  O Instituto Mensageiros do Amanhecer não recebe qualquer tipo de verba nem subvenção de qualquer tipo de governo, depende única e exclusivamente de recursos arrecadados com seus próprios eventos e de doações de pessoas físicas e jurídicas, por isso colabore conosco de alguma forma, veja como na página “Como Colaborar” deste blog através do link: http://instituto-mensageiros-do-amanhecer.blogspot.com.br/p/blog-page_5558.html


Desde já agradecemos de coração. 

“O Brasil ainda tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”, afirma o integrante do Conselho Nacional de Educação Mozart Neves Ramos. Segundo ele, o currículo educacional desmotiva os jovens, os professores não são bem preparados e a qualidade da formação não corresponde à realidade do mundo.”

 

Organogramas e Projetos da Instituição

 

Reportagem sobre o Instituto publicada pela imprensa

AS NOVAS INTELIGÊNCIAS

(reportagem  publicada pelo Jornal Diário da Região, de S.J. Rio Preto, em sua Revista Bem Estar, de 02/02/2014)

 

Matéria publicada na Revista Bem Estar – do Jornal Diário da Região de São José do Rio Preto em 02 de fevereiro de 2014.

Instituto recém instalado em Rio Preto trabalha pelo desenvolvimento do potencial de crianças índigo.

Você já ouviu falar em criança índigo? São superdotadas, altamente criativas, sensíveis, intuitivas, espiritualizadas, independentes, e muito inteligentes, mas um tipo de inteligência que foge totalmente aos padrões. Devido às suas características, essas crianças são discriminadas e sofrem por não serem compreendidas. Estudam e convivem em um universo que muitas vezes não as aceita, ou as considera violentas, rebeldes e as enquadra como crianças portadoras de Distúrbio de Déficit de Atenção(ADD) ou Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Segundo o presidente do Instituto Mensageiros do Amanhecer, de Rio Preto, Ibiatan Upadian, o grande problema tem sido o fato de essas crianças serem medicadas com Ritalina e outros remédios de tarja preta.
“Os educadores hoje em dia simplesmente desenvolveram o dom de diagnosticar as crianças como hiperativas. Eles não sabem como lidar e não conseguem prender a atenção da criança, com isso, orientam os pais a procurar um psiquiatra, e aí a criança vive à base de medicamentos fortíssimos que a mantêm fora de seu estado natural.”


Psicoenergia
“Nós não entendemos a ADD e o TDAH como doenças, mas como desequilíbrios psicoenergéticos gerados principalmente pela expectativa, tensão e ansiedade que estes seres trazem, consciente ou inconscientemente, desde o nascimento, e que são agravadas à medida que evoluem e percebem as crescentes dificuldades em desenvolverem suas altas habilidades e potencialidades num mundo totalmente adverso, em que a maioria das vezes nem com o apoio dos próprios pais podem contar”, diz Upadian.
O Instituto Mensageiros do Amanhecer, que ele preside, está instalado em Rio Preto desde o último 18 de janeiro. (*)
O Instituto, segundo ele, tem como objetivo ajudar a crianças, os pais e os próprios educadores a reconhecer essas crianças índigos e tratá-las da maneira correta. “Enquanto a humanidade até hoje fazia uso apenas do hemisfério cerebral esquerdo, as crianças índigos têm a capacidade de lidar com ambos os lados de seu cérebro, de maneira equilibrada, harmônica, natural, sem conflitos, principalmente se recebem uma educação apropriada”, explica Upadian, que continua:
“O lado esquerdo do cérebro nos dá como característica o uso da inteligência racional e cartesiana, analítica e calculista, linear, seqüencial, passo a passo, com somente uma coisa de cada vez, indo do particular para o geral. Já essas crianças se utilizam das inteligências múltiplas, principalmente da inteligência emocional supra desenvolvida, raciocinando por meio de pensamentos laterais e conexões associativas e holísticas, tendo como base os sentimentos, a afetividade, a intuição, a imaginação, a criatividade e o sexto sentido. Sua inteligência rápida se manifesta na forma de flash e é multitarefa, conseguindo fazer muitas coisas ao mesmo tempo e indo normalmente do geral ao particular”, diz.
O Instituto usa como referências para seu sistema pedagógico os métodos Holístico, Montessori, Waldorf, Construtivista, Centros de Interesses (do Decroly) e Freinet. O objetivo é estimular o desenvolvimento de todo o seu potencial, habilidades, virtudes, valores, singularidades e livre – pensar e desta forma contribuir para a evolução da humanidade e a construção de uma sociedade mais igualitária e solidária.


Os muros do século 21
Antigamente, não se ouvia dizer que tal criança era hiperativa. Na verdade, o que gerou essa hiperatividade foi o aumento da violência no mundo.
Antes as crianças podiam gastar suas energias correndo na rua, subindo em árvores, jogando bola, empinando pipas, brincando de esconde-esconde, andando de bicicleta, entre outras atividades que consumiam suas energias, exercícios em contato com a natureza, os pés na terra, descarregando, portanto, essas tensões e ansiedades naturalmente. Hoje, as crianças crescem cercadas em muros de proteção devido à violência e, assim, não conseguem gastar a energia que têm, com isso, ganharam o nome de hiperativas.
“Elas permanecem presas em seus lares diante da TV, do computador, do vídeo game, sem gastar sua energia natural e ainda sobrecarregando seu sistema nervoso de energias eletrostáticas irradiadas por estes equipamentos eletrônicos, ou então são submetidas a uma estafante agenda diária de aulas de inglês, natação, balé, computação, etc., que lhes toma o dia todo e não lhes dá tempo de relaxar e se introspectar, e nem lhes dá oportunidade de terem um contato com a terra para descarregar as tensões do sistema nervoso. Contudo, é importante que se frise que nem toda criança hiperativa é índigo e nem toda criança índigo é hiperativa, diz Ibiatan Upadian, presidente do Instituto Mensageiros do Amanhecer.

 

Pensar no amanhã
Upadian questiona o que a sociedade faz da infância das crianças de hoje? Segundo ele, falta calor humano em todas as esferas e os jovens sentem-se sozinhos, abandonados, renegados e tratados como objetos ou simples número pela família, pela escola, pela sociedade e principalmente pelo Estado.
Então por que ter filhos? Por que colocar mais crianças no mundo?
“Apesar do esforço, da dedicação e do trabalho abnegado de muitos profissionais idealistas e verdadeiros heróis anônimos na área da educação, infelizmente a maioria de nossas escolas, através de métodos adotados pelo nosso sistema educacional, torna-se cada dia mais ineficiente em promover o crescimento do lado humano e espiritual do ser e acabam por gerar cada vez mais seres totalmente inseguros, sem iniciativas e sem identidade própria, submissos e alienados ou rebeldes e violentos, enquanto no lar os pais cada dia têm menos tempo e paciência de dar um mínimo de atenção para os filhos ou de ter um diálogo mais amigável e amistoso com eles, omitindo-se na maioria das vezes de dar a amorosa educação no lar por entenderem que educar é obrigação da escola”, diz.

Saiba mais:
O instituto

  • Sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, o Instituto Mensageiros do Amanhecer, com seu corpo de profissionais que envolve pedagogos, médicos, psicólogos, sociólogos, terapeutas, disponibiliza as seguinte atividades:
  • Escola de Criatividade
  • Escola de Pais
  • Escola de Educadores
  • Clinica de Atendimento Terapêutico Holístico
  • Trabalho voltado para jovens de 07 a 17 anos
  • Para pais de crianças e jovens de qualquer idade, independente de serem alunos da instituição
  • Para educadores da instituição e de outras instituições, públicas e/ou privadas, promovendo a capacitação profissional destes educadores e preparando-os para educar estas crianças
  • O instituto tem como função estabelecer um acompanhamento psicossocial, médico e terapêutico para crianças e jovens índigos de qualquer idade, independente de serem alunos da instituição, que estejam cursando o Ensino Fundamental e Médio
  • Outro objetivo é conscientizar os pais de quem são estas crianças, de como educá-las no lar e na escola e da necessidade de acompanharem e participarem mais ativamente da formação das crianças na escola, trazendo-os a participar de cursos, palestras, atividade de terapia ocupacional, etc.

 

Serviço:
Instituto Mensageiros do Amanhecer

Rua Santos Dumont, 36, Vila Ercilía.

Informações: (17) 3121-6105 e 3012-9352

E-mail: instit.mensageiros.amanhecer@gmail.com

Blog: http://instituto-mensageiros-do-amanhecer.blogspot.com.br

Expediente ao público: Segunda a sexta, das 9:00 às 12:00hs. e das 14:00 às 17:00hs. e no sábado, das 9:00 às 12:00hs.
(*) O Instituto Mensageiros do Amanhecer foi fundado em 19 de janeiro de 2013 e a Casa Índigo, sede do projeto e da Escola de Criatividade foi inaugurada em 18 de janeiro de 2014.

 

Fonte: Matéria publicada na Revista Bem Estar (vide capa abaixo) do Jornal Diário da Região de São José do Rio Preto em 02 de fevereiro de 2014.

Conhece nossa Loja Virtual? Compartilhe, colabore :)

Accessibility
Fechar